NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), vem a público esclarecer informações importantes sobre a aplicação da toxina botulínica e os recentes casos notificados como botulismo.
Os 2 casos recentes de botulismo notificados no Brasil, ainda estão sob investigação pelas autoridades de saúde, e estão relacionados inicialmente ao uso terapêutico e não estético, (espasticidade muscular e enxaqueca) onde habitualmente são usadas quantidades de doses maiores que as prescritas para fins estéticos.
Não há informação sobre quais toxinas envolvidas, ou sobre a dose aplicada, e ainda mais relevante, qual profissional de saúde (ou não) fez a aplicação. Um caso em Salvador/BA e outro em Natuba/PA. As informações que temos até o momento, são estas.
Ressaltamos que trabalhos científicos, demonstram a segurança dos tratamentos pesquisados desde os anos 90, desde que sejam seguidas as recomendações dos fabricantes. Neste período, não houve qualquer relato semelhante no BRASIL, mesmo com MILHÕES de tratamentos aplicados.
Na literatura científica, quadros semelhantes ocorrem, na maioria das vezes, em situações como:
– Uso de produtos falsificados ou sem registro na Anvisa;
– Aplicação por profissionais não médicos ou sem a devida capacitação (sem formação adequada);
– Doses inadequadas ou diluições incorretas, que podem levar à difusão sistêmica da toxina.
A SBCP reforça, que quando utilizada corretamente por um médico especializado e com produtos regulamentados, a toxina botulínica tem um excelente perfil de segurança.
A SBCP reafirma seu compromisso com a segurança do paciente, a saúde da população e a prática responsável da cirurgia plástica, e procedimentos estéticos.
Atenciosamente,
Volney Pitombo
Presidente
Maria Roberta Cardoso
Capítulo de Cosmiatria